Manutenção Preventiva de Painéis Elétricos: Garantindo a Conformidade com a Norma IEC 60439-1
A segurança é fundamental quando falamos de instalação e manutenção de painéis elétricos, pois envolve uma série de processos que demandam tempo e atenção, e a falta desses fatores pode provocar desde simples quedas elétricas até acidentes graves.
Portanto, a Norma de Painel IEC NBR 60439-1 estabeleceu padrões específicos de condutas e condições externas para que seja feito o manuseio da rede elétrica. Apesar de ter sido descontinuada em 2020 e substituida pelas normas IEC 61439-1, 61439-2 e 61439-3, a Norma de Painel IEC NBR 60439-1 foi um importante documento que visava promover segurança para clientes e trabalhadores de painéis elétricos, ela ainda uma referência e pode ser encontrada para consulta.
Como manter o painel elétrico seguro
Existem muitas formas de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica, uma delas é a prevenção, como a própria Norma de Painel IEC NBR 60439-1 prevê, existem condições específicas que devem ser respeitadas no manuseio da rede elétrica. Leia abaixo algumas formas de prevenir problemas e acidentes envolvendo os painéis elétricos.
Importância da Manutenção Preventiva:
- Segurança: reduz drasticamente o risco de acidentes elétricos, protegendo pessoas e bens contra danos.
- Confiabilidade: aumenta de forma significativa a vida útil dos painéis elétricos, prevenindo falhas e interrupções na produção.
- Conformidade: garante a adequação às normas e regulamentações como as Normas de Painel IEC NBR 60439-1, IEC 61439-1, 61439-2 e 61439-3.
- Economia: reduz custos de troca e manutenção a longo prazo, pois previne falhas graves e dispendiosas, além de otimizar o consumo de energia.
Frequência da Manutenção:
- A frequência ideal varia de acordo com diversos fatores, como tipo de painel, ambiente de operação, frequência de uso e condições de trabalho.
- A Norma de Painel IEC NBR 60439-1 recomenda a realização da manutenção preventiva a cada doze meses, no mínimo.
Tarefas Essenciais da Manutenção Preventiva:
- Inspeção Visual:
- Verificação de danos físicos no painel, como corrosão, rachaduras, deformações e cabos danificados, frouxos ou desgastados.
- Observação de terminais oxidados ou com mau contato.
- Verificação dos Componentes:
- Teste do funcionamento correto dos dispositivos de proteção.
- Análise dos contatos dos disjuntores e chaves quanto à limpeza e oxidação.
- Inspeção dos barramentos quanto à fixação e sinais de sobreaquecimento.
- Medições:
- Medição da resistência de isolamento dos cabos e do painel.
- Verificação da corrente de fuga do painel.
- Análise da temperatura dos componentes do painel.
- Limpeza:
- Remoção de poeira e sujeira do interior e exterior do painel com aspirador de pó e produtos específicos.
- Limpeza dos terminais e contatos com cuidado e atenção.
- Lubrificação:
- Aplicação de lubrificante nas partes móveis do painel, quando necessário.
Registro Detalhado da Manutenção:
- É fundamental registrar todas as atividades de manutenção preventiva, incluindo:
- Data da realização.
- Tarefas executadas.
- Resultados das medições.
- Observações sobre a condição do painel.
Pessoal Qualificado para a Manutenção:
- A execução da manutenção preventiva deve ser feita por profissionais qualificados e experientes em painéis elétricos, com conhecimento das Normas de Painel IEC NBR 60439-1, NR-10, ABNT NBR 5410 e outras normas de segurança.
Conclusão
A Norma de Painel IEC NBR 60439-1, embora cancelada e substituída pelas normas IEC 61439-1, 61439-2 e 61439-3, foi um documento muito importante para garantir a segurança nas instalações elétricas, assim como o bom funcionamento da rede elétrica.
Conforme visto, a Norma de Painel IEC NBR 60439-1 previa condições externas e impunha padrões específicos para o manuseio da rede elétrica, dessa forma, ela pôde promover a segurança de trabalhadores e clientes, assim como a eficiência no serviço prestado, garantindo o bom funcionamento da rede elétrica.